Novidade

[RESENHA] Paixão por Chocolate, de Care Santos

Resenha do livro Paixão por chocolate

“Você sabe o que dizem; a paixão pelo chocolate não deve ser adiada nem reprimida. É preciso saber quando convém cair em tentação.”

Esqueça tudo o que você vai associar a esse título. Paixão por Chocolate não é nenhuma grande história de amor entre um casal de apaixonados. E, sim, uma declaração de amor ao melhor e mais saboroso doce de todos os tempos, o chocolate. Eu confesso que comecei a ler esse livro esperando algum romance de época bem escrito, mas o que eu encontrei foi a história de uma linda e delicada chocolateira de porcelana branca, com uma única identificação em azul em sua base, “Pertenço à Sra Adélaide de France“.

A delicada chocolateira, que oferece apenas três xícaras do elixir dos deuses, terá sua história relacionada com as vozes de três mulheres – Sara, Aurora e Mariana – que viveram na cidade de Barcelona em épocas distintas. Cada história é contada do início ao fim, sem que a história das três sejam intercaladas. Talvez esse formato de narrativa tenha prejudicado um pouco o envolvimento com o livro, já que ao terminar cada história a sensação que temos é que terminamos três livros diferentes, ligados apenas pelo destino da peça de porcelana da Sra Adélaide de France.

“As pessoas – é próprio de nossa natureza – entendiam-se com tudo. Com os objetos, com a família, inclusive com elas mesmas. Não importa que tenham tudo o que desejam, que gostem da vida que escolheram ou que compartilhem seus dias com a melhor pessoa do mundo. Mais cedo ou mais tarde, todas acabam se entendiando com tudo.” (p. 17)



O diferencial de Paixão por Chocolate é que a autora, Care Santos, escolheu um tipo de narrativa para cada uma das personagens. A primeira história que somos apresentados – que se passa nos tempos modernos – é a de Sara, que tem um narrador em terceira pessoa e onisciente. Sara é uma mulher presa em um triângulo amoroso com seus dois melhores amigos. Se por um lado intelectualmente sua alma gêmea é Max, seu marido, por outro, a alma gêmea de sua parte carnal é Hector, o melhor amigo de seu marido. E o que a chocolateira tem a ver com esse triângulo? Simples, Sara a compra quando sai pela primeira vez com os dois homens de sua vida, depois das aulas do curso de técnicas para chocolateiros que faziam juntos. Assim, a peça de porcelana fina e francesa se transforma no símbolo da amizade dos três.

A história da Sara não me conquistou tanto, algumas cenas eu achei meio forçadas para que a personagem parecesse alguém de mente aberta e rebelde. Algumas partes me empolgavam mais, outras menos. Dessa forma acabei perdendo o ritmo de leitura e perdendo as expectativas com o resto do livro. E que bom que perdi as expectativas! Porque depois da primeira história o livro foi ladeira acima.

“Estou vendo, Sara, que você está interessada em tudo isso que estou contando. Você é daquelas, como eu, que acha que as coisas do passado continuam vivas entre nós.” (p. 144)



Ao contrário de Sara, Aurora é uma jovem totalmente submissa que não teve o privilégio de nascer em berço de ouro. Sua mãe era uma simples serviçal da família nobre Turull, do século XIX, e teve complicações no parto – o que a levou à morte, deixando sua recém nascida sob os cuidados da Sra. Hortensia Turull que tinha acabado de dar à luz a uma meninha chamada Cándida. Como um ato de agradecimento por Sra Hortensia ter cuidado de Aurora e ter lhe dado um teto, sua vida foi amarrada para sempre com a de Srta Cándida, a quem servia todas as manhãs o melhor chocolate da cidade em uma pequena chocolateira que dava apenas três pequenas xícaras.

Essa segunda história é narrada em primeira pessoa, como se a Aurora estivesse relembrando para ela mesma vários momentos de sua vida, com frases como “Lembra quando você…“. Achei bem interessante esse formato de narrativa, já que ajudou a mostrar o lado humilde da personagem. E apesar de nessa altura do livro ainda não ter me empolgado com a leitura, gostei muito mais da história da Aurora do que a da Sara, pois não senti as cenas forçadas que senti com a primeira história. Mas, ainda sim, senti falta daquele momento em que você se sente totalmente envolvido com os personagens e apegados a eles.

A última história é narrada por forma de cartas escritas por Victor Philibert Guillot, o secretário pessoal das princesas Adélaide e Victoria. Victor foi à Barcelona a pedido da princesa, filha do rei Luíz XV da França, para investigar uma máquina criada pelo melhor fabricante de chocolates, o Sr Fernández. É, assim, que Monsieur Guillot acaba conhecendo Mariana, mulher do chocolateiro. Essa foi de longe a melhor história do livro! Repleto de mistérios e com uma pitada de romance, tudo narrado com o bom humor do secretário, com quem me identifiquei muito e fez valer o livro todo.

“Não costuma lhe acontecer que, quando move os pés, os pensamentos também se movem, lá em cima? Eu penso muito melhor com os pés em movimento, madame, e já faz muito tempo que descobri isso.” (p. 351)



Apesar de ter esperado um pouquinho mais da história da espanhola Care Santos, adorei a oportunidade de ler um livro com uma proposta tão diferente. Sem falar que foi muito agradável passear pelas ruas de Barcelona ao longo dos séculos e sair um pouco do eixo EUA-Inglaterra. Paixão por chocolate é um livro muito bem escrito, cheio de passagens interessantes e marcantes e que valer muito a pena – principalmente pela última história.

You Might Also Like

28 Comments

  • Reply
    PAULO S.
    May 8, 2016 at 9:28 pm

    Esse livro parece uma amalgama dos filmes "As horas" e "Chocolate", mas é certeza que vc escolheu pela capa né rsrsrs, a arte é fantástica

  • Reply
    babimontec
    May 8, 2016 at 9:52 pm

    Puts, nem foi. Escolhi pela sinopse mesmo! Pra falar a verdade, nem curti tanto a capa assim ;/

  • Reply
    - fecprates
    May 9, 2016 at 3:03 pm

    Opa, paixão por chocolate é comigo mesmo. Sou viciada e não nego mesmo. Esse livro deve ser muito saboroso haha. Não conhecia ele, mas achei a premissa muito interessante. A proposta é mesmo diferente e eu adorei a capa.
    Beijos, Fer

  • Reply
    Anajara da Silva Oliveira
    May 9, 2016 at 3:05 pm

    Olá,Bárbara!
    Adorei essa resenha muito bem objetiva e além de muita deliciosa como um chocolate.Já Estar colocado na lista dos mais desejados.

    Muitos livros e Beijos!

    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

  • Reply
    Tamara Padilha
    May 9, 2016 at 6:00 pm

    Oie! Eu tenho uma forte curiosidade com esse livro e acho que vou gostar das descrições a respeito da chocolateira. Gostei das diferentes formas de narrar e acredito que a que mais me chama atenção é o modo de cartas. Espero poder adquirir esse livro em breve, estou curiosa e sua resenha me deixou mais ainda, apesar de você não ter gostado de algumas partes.

  • Reply
    Ivi Campos
    May 10, 2016 at 10:51 am

    Realmente, pela tua resenha o livro é bem diferente e eu particularmente adorei a proposta do cenário – amo a Espanha – e a forma com a história é contada. Como o chocolate é tão amado no mundo todo, merecia mais livros como protagonista… rs
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

  • Reply
    Maiara Vieira
    May 10, 2016 at 2:38 pm

    Oi, tudo bem?
    Esse livro tem realmente uma proposta bem diferente e eu achei bem legal o fato de a história se passar em Barcelona, pois é bem diferente dos livros que costumo ler, que são em sua maioria passados no EUA.
    Acredito que se as 3 histórias se cruzassem em algum momento o livro teria sido bem melhor, mas acho que mesmo assim ainda vale a pena a leitura.
    Caso eu tenha oportunidade de realizar essa leitura, vou procurar fazê-la sem tantas expectativas.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

  • Reply
    Ana Paula Lima Miranda
    May 10, 2016 at 3:41 pm

    Oiii!

    Primeiro: Que foto <3 <3 <3 Me apaixonei!
    Não conhecia o livro e realmente ele diferente dos livros que já li e isso é muito bom pois deu a entender que foi muito bem aproveitado a tematica. Adoro conhecer lugares assim atraves das páginas!
    Gostei muito da sua resenha, ficou bem descritiva e envolvente <3

    Beijinhos

  • Reply
    Larissa Dutra
    May 10, 2016 at 4:50 pm

    Oi, tudo bem? A estória parece ser bem diferente das dos livros que já li, hahaha. Gostei da resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

  • Reply
    Gabrielly Marques
    May 10, 2016 at 7:28 pm

    Realmente é bem diferente a proposta desse livro, e fiquei bem interessada na leitura por isso, já que sai um pouco da minha zona de conforto… A ideia da autora de escolher um tipo diferente de narrativa para cada personagem é ótima; já li outros livros assim e gostei. Enfim, Paixão por Chocolate já está na wish list! Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    Beijoos

  • Reply
    Dryh Meira
    May 11, 2016 at 12:07 am

    Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei encantada com a sua resenha, e mais ainda com a premissa do livro, pois eu nunca tinha visto nenhum outro livro com história parecida. Achei bacana ♥ E eu adoro quando os livros nos trazem um pouco de outros países, seja no presente ou no passado…hehe' Então já sei que vou adorar o livro.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

  • Reply
    Kris Oliveira - Conversas de Alcova
    May 11, 2016 at 1:52 am

    Oi Babi,
    eu não conhecia o livro ainda, mas achei a premissa interessante e a capa linda demais. Fiquei bem curiosa pra fazer a leitura e gostei muito da maneira que você nos envolveu na sua resenha e descreveu tão bem as suas sensações, espero ter oportunidade em breve de fazer essa leitura, pois realmente fiquei intrigada.
    Beijos

  • Reply
    Pensamento Literario
    May 11, 2016 at 11:51 am

    OI!!

    Eu não conhecia o livro e achei uma proposta muito diferente, primeiro pq amo chocolate e segundo pq a autora conseguiu unir três histórias completamente diferentes em torno de uma máquina que para elas deveria ter algum valor sentimental. Mesmo não sendo tão impactada com as duas primeiras narrativas, me vejo lendo esse livro e navegando no gosto doce do chocolate. Beijos!

  • Reply
    Carol Mendes
    May 11, 2016 at 2:33 pm

    Nossa, a proposta é pra lá de diferente!
    Não sei se leria, apesar de ter ficado bastante curiosa. Não sou maníaca por chocolate, haha.
    Mas quero saber como a autora conseguiu unir essas histórias tão diferentes entre si, então talvez dê uma chance ao livro.
    Ótima resenha!

    Virando Amor

  • Reply
    Anelise Besson
    May 11, 2016 at 6:43 pm

    Oi!
    Nossa, quando eu olho pra esse livro eu penso logo: diferente. Realmente a proposta é bem diferente e acho que a história super me tiraria da zona de conforto. Achei sua resenha tão boa e explicativa, que me deu uma vontade de chocolate…. não, pera, de ler o livro (perdoe a piada). Espero gostar da leitura. <3

    beijo!

  • Reply
    Daiane Silva
    May 11, 2016 at 7:16 pm

    Olá Babi,

    Eu achei a capa do livro bem interessante, porém ao ler sua resenha vi que ele não se enquadra no meu estilo de leitura. Mesmo que você disse que vale a pena, acredito que não curtiria a leitura. Paixão por chocolates seria aquele tipo de livro que eu não compraria, mas leria se encontrasse uma oportunidade.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

  • Reply
    Bruna Costabeber
    May 12, 2016 at 6:15 pm

    Olá!
    A autora foi ousada em escrever sobre pontos de vistas completamente diferentes, hein? A premissa desse livro, infelizmente, não chamou minha intenção, mas não quer dizer que não seja bom.
    Acho que simpatizaria mais com a Aurora, ela parece ser feliz ao lembrar-se do passado, pelo menos, foi isso que senti.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

  • Reply
    Fernanda Goulart
    May 12, 2016 at 9:15 pm

    Oie! Eu conhecia esse livro apenas pelas divulgações da editora e achei o título bem interessante. Ao lê-lo, imaginei um pouco sobre o que se tratava, mas imaginei estar errada. Lendo sua resenha, percebi que era mais ou menos o que eu esperava, rs. Apesar de ter achado incrível a ideia da autora de narrar três histórias bem diferentes e ter mudado o modo de escrita para cada uma, o fato de o livro começar cansativo e forçado me desanimou bastante. É bom saber que as coisas vão melhorando e, se fosse só por isso, eu ainda daria uma chance, mas a forma como a última é narrada também me deixou com certo receio, pois, mesmo achando lindo a comunicação através de cartas, não me dou bem com histórias contadas assim… De qualquer forma, é bom saber que, no geral, o livro lhe agradou bastante. Adorei a indicação, foi bom conhecer um pouco mais da obra. :3

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

  • Reply
    Kétrin Galvagni
    May 12, 2016 at 10:37 pm

    Olá, muito bacana e diferente a proposta desse livro, confesso que eu também estava esperando um grande romance! mas fico feliz em ver que não era nada disso, pois mesmo assim me senti super curiosa para conhecer a obra, espero ter uma oportunidade em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

  • Reply
    Stefani Almeida
    May 12, 2016 at 11:39 pm

    Oi *–*

    É bem legal as vezes sairmos da nossa zona de conforte e ler livros que não estamos acostumados. Creio que esse foi assim para você. Mesmo você não ter curtido tanto foi bem valido. Não se leria pois a premissa não me chamou atenção e alguns pontos que citou meio que me desanimaram.Irei deixar passar mas sua resenha está ótima viu.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

  • Reply
    Pamella Ferrarez
    May 13, 2016 at 1:51 pm

    Olá!

    Não conhecia a autora e nem o livro,mas confesso que olhando pra capa eu imaginava um super romance sim hahaha. Achei legal a proposta de ter 3 contos envolvendo 3 personagens de épocas diferentes e que tem em comum a chocolateira. Parece ser uma leitura prazerosa e bem agradavel, eu acho que adoraria ler este livro.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

  • Reply
    Ju
    May 13, 2016 at 10:56 pm

    Ah, que coisa mais fofa, a história de uma chocolateira! *-* Nunca ia imaginar que seria uma coisa dessas… normalmente tem mais que um objeto ligando as coisas, né? rs… Acho que ia estranhar um pouco essa questão de um tipo de narrativa para cada história, deve contribuir para a sensação de ler livros diferentes. Mesmo assim, achei a proposta interessante e diferente, então fiquei com vontade de ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

  • Reply
    Larissa - Srta. Bookaholic
    May 14, 2016 at 4:15 pm

    Oi, tudo bem?
    Eu nunca tinha visto esse livro por ai e fiquei curiosa para saber mais sobre, achei bacana ter 3 histórias distintas no livro, mas acredito que sentiria o mesmo que você ao terminar cada uma das histórias, embora não ache que seja um ponto negativo. Enfim, parece ser um livro bem bacana, fiquei curiosa para conhecer os personagens e suas histórias, até mesmo a de Sara que aparentemente é a mais "chatinha".

    Beijos :*

  • Reply
    Leituras Compartilhadas
    May 15, 2016 at 12:28 am

    Achei muito criativa essa forma de contar a história das três mulheres através da chocolateira. Não conhecia o livro, mas ele já foi para a minha lista. Não podia ser diferente, pois eu amo livros e chocolates, então, já achei a combinação perfeita. Fiquei muito curiosa para saber a história dessas três mulheres.

    Tatiana

  • Reply
    Yasmim Borges
    May 15, 2016 at 3:20 am

    Oie, esses livros com essas capas que nos enganam bunitinhos. Enfim, não imaginava que a história seria tão diferente, é uma boa proposta para se sair da zona de conforto.

    Espero poder ter a oportunidade de leitura, mesmo após suas observações, acredito que a história merece uma chance. Principalmente pq estou com um projeto para "sair da zona de conforto", e acredito que esse seria um excelente indicado.

    Beijos,

  • Reply
    Licavargas
    May 17, 2016 at 5:21 am

    Sabe aqueles livros que você coloca o olho e logo descarta de sua lista de leituras? Foi mais ou menos o que eu fiz com esse titulo. E, agora, lendo sua resenha fiquei achando que seria, no minimo uma leitura interessante.
    Confesso que estava esperando um romance, mas fiquei curiosa ao saber que não é bem isso e que cada personagem tem um estilo de narrativa – o que faz o livro ficar super diferente do que estou acostumada.
    Não tinha pensado em dar uma chance, mas agora, mudei de ideia 🙂
    Beijinhos,
    Lica

  • Reply
    Evelise Ciriraco
    May 17, 2016 at 11:13 am

    Oi!
    Eu não conhecia o livro e no início da sua resenha achei que já iria descarta-lo da lista de possíveis leituras, mas depois fui ficando curiosa. Gosto dessa ideia de histórias diferentes em um mesmo livro, ainda que prefira quando elas tem mais relação uma com a outra que um objeto, além disso, já fiquei curiosa sobre a terceira história, que parece muito boa.
    Beijos!

  • Reply
    Aline Motta
    May 24, 2016 at 1:29 am

    A primeira vista eu não leria esse livro, mas agora que descobri a proposta dele eu me interessei, também gostei do fato de ser ambientado em Barcelona, adorei sair do eixo EUA-Inglaterra, pq isso já anda muito clichê, quero dar uma chance ao livro! Parabéns pela resenha!

  • Leave a Reply